Carta Miss. Eduardo e Jane | Projeto Seara Albânia - Abr2016
Albânia, 28 de abril de 2016.

“As escrituras não foram dadas para aumentar nosso conhecimento, mas para mudar nossas vidas.” D.L. Moody

            Desejamos que a graça de nosso Senhor Jesus continue crescendo em vossas vidas. Somos gratos a Deus pela sua rica e eterna salvação e pelo chamado que Ele nos confiou para estarmos aqui na Albânia. Deus em sua eterna misericordia continua nos ajudando a desenvolver os dons e capacidades que Ele mesmo nos concedeu e que temos usado aqui na Albânia.

Projeto Semente de Esperança
            A maioria das pessoas de Valias possuem algum vicio, principalmente a bebida e  jogos de azar. Por isso,a violencia entre eles é muito grande. E também não entendem o valor da educação em especial da alfabetização, por terem aceitado durante anos que fazem parte de um grupo inferior (população cigana, de pele mais morena). Eles sobrevivem com alguma ajuda social dada pelo governo, trabalhando no lixo arrecadando material para reciclagem, e alguns com pequenos furtos. Não possuem perspectiva de vida, não receberam cuidado de seus pais, e por isso as crianças deles também não recebem cuidados.
            Por não terem condições de conseguir emprego muitas mulheres saem em se envolvem em prostituição na Italia, Grécia e outros países mais desenvolvidos da Europa, em busca de emprego e oportunidade melhor na vida. A situação não é nada fácil e as crianças crescem em meio a este estilo de vida que num futuro proximo se não houver intervenção, continuará neste mesmo ciclo familiar e comunitário. Diferente do nosso primeiro ano do projeto, estamos trabalhando com uma faixa etaria pre-escolar de 3 a 7 anos; com crianças que ficam o dia todo nas ruas, separando lixo com seus irmãos mais velhos ou levando uma vida ociosa sem perspectiva escolar, justamente pela falta de interesse dos pais. Sabemos perfeitamente que nas ruas só se aprende coisas ruins, então infelizmente muitas destas crianças já possuem costumes muito impoprios para sua idade caso estivessem numa família saudável seria diferente.(fotos do projeto nos slides).
            Nossa perspectiva é gerar carater cristão nestas crianças o mais cedo possível e já percebemos que por meio deste trabalho nossa credibilidade em meio a comunidade e abertura para pregar o evangelho tem aumentado. Todos os dias elas chegam, levam as mãos, oram, tomam café, iniciam os estudos e no fim almoçam conosco. Elas estão felizes e vendo o amor de Jesus sendo transmitido através de nossas vidas. Aos sábados elas vem para o culto infantil, junto com as outras crianças da comunidade. Esse trabalho tem sido arduo pois são crianças bem indisciplinadas, mas Deus tem nos dado graça e muito amor por estas crianças.

Voluntários
            Aqui na Albania é dificil conseguir pessoas para trabalhar voluntariamente, mas temos procurado mudar esse pensamento. Até mesmo dentro da igreja existe uma certa dificuldade de efetuar trabalhos voluntários pois os albaneses de modo geral não entendem essa linguagem por causa dos danos que o comunismo  causou ao povo. Conseguimos envolver as mulheres da igreja na preparação do alimento das crianças do projeto. Todos os dias uma irmã da igreja vem preparar a comida para a alegria da criançada. Deus também nos abençoou pois não apenas eu e a Jane estamos dando aula, mas duas adolecentes estão envolvidas no trabalho. Tanto a Drilona quanto a Migena são  estudantes e fazem parte do nosso grupo de adolescentes da igreja.

Igreja
            O sistema de culto nas casas continua segundo o programa da igreja Emanuel em Kamez. Estamos em tres casas com tres grupos familiares. O tema da igreja para todos os programas das mulheres, adolescentes e crianças foi o mesmo: “conhecer a Deus e prosseguir em Conhecê-lo”Os.6.3. Este mês tivemos a presença do Pastor Derrik. O pastor Derrik é ingles e conhecido da Najua. Todo ano ele vem dar seminário na igreja Emanuel e nesta oportunidade, trazemos o povo de Valias para assistir as aulas também. Este ano tivemos um estudo de uma semana e meia sob o Tema liderança, enquadrando as vidas de Moisés, Davi, Paulo e Jesus. Tem sido uma benção e neste domingo receberemos os certificados assim como no ano passado.
            Louvamos a Deus pelo fortalecimento e crescimento que temos observado na vida dos crentes de Valias. Em especial pela irmã Tefta, que continua na sua luta pela conversão e libertação de seu marido. Ele bebe muito e quando embriagado fica violento e a agride. No mês passado, num dia de sabado ela nos ligou às 22hs porque ele a tinha agredido na frente dos filhos, e sua filha de 10 anos teve uma crise nervosa. Fomos socorrê-las e realmente seu quadro era bastante preocupante. Após a levarmos para atendimento médico, e ser medicada, decidimos que seria melhor ela ficar conosco e também sua mãe, os outros irmãos menores ficaram na casa do avô que mora no mesmo quintal, e a filha mais velha que é paraplegica, já estava dormindo dentro da casa, onde ele se trancou. Eduardo junto com o Pr. Eris conversaram com ele no dia seguinte e falaram da gravidada da situação e em especial pela saude mental de seus filhos diante da violência familiar. Após este dia ele quando embriagado não agrediu mais a Tefta. Nos ajude em oração pela vitória desta amada irmã que tem se mostrado muito firme em meio a toda a essa situação. Deus a tem fortalecido, como ela mesmo diz.

Adolescentes
            Assim como os irmãos sabem tivemos a ida do Leo e do João, para a Suecia e Italia respectivamente. Eram meninos que nos ajudavam e eram assiduos no encontros. Eles também ajudavam a envolver outros meninos, e na ausencia deles tivemos uma redução na frequencia dos meninos. Tenho buscado trabalhar também com a faixa etaria de pré-adolescentes entre 11-13 anos, são meninos que faziam parte da escola de futebol e estão conosco regularmente nos encontros semanais da igreja. A maioria ainda não é convertida, mas cremos que Jesus tem falado com eles. Então, oremos para que possam nascer de novo, tendo assim um encontro real com Jesus.

Pedidos de Oração
- Pela nossa viagem ao Brasil que se dará no meado deste ano bem como todas as despesas;
- Pelos recursos para a renovação de nossos passaportes e Seguro de Saúde;
- Pelas crianças do Projeto Semente de Esperança;
- Por toda a igreja em Valias e Kamez;
- Pela libertação e conversão do Arben, marido da Tefta, bem como todos os homens de Valias que possue  o vicio da bebida;
- Pela Cruzada Jesus que não desistiu de você que iremos realizar na igreja de Kamez no inicio do mês de Junho.

Eduardo e Jane Monteiro


Voltar