Carta dos mis. Eduardo e Jane | Projeto Albânia
Conheça mais do trabalho realizado na Albânia na carta dos missionários.
Albania, 12 de março 2015.
 
Carta referente aos meses de Dezembro, Janeiro e Fevereiro.
 
            Alegria e paz a todos os amados colaboradores deste projeto. Agradecemos a Deus pelo tempo que temos tido aqui na Albânia e por tudo que Deus tem feito em nós e através de nós. Temos a alegria de a cada dia estarmos estreitando nosso relacionamento com a igreja Emanuel-Kamez e a liderança representada pelo pastor Eris e sua esposa Nila, juntamente com a missionária Najua Diba que é peça fundamental na formação desta igreja. Como os irmãos sabem estamos responsáveis diretamente pela igreja em Valias, bairro próximo a Kamez.  Queremos nos desculpar, pois demoramos a enviar noticias, mas abaixo vai um resumo do que temos vivido nesses últimos meses.

No mês de dezembro tivemos a oportunidade de nos envolver numa semana evangelistica com a igreja Emanuel em Kamez, igreja que estamos ligados. Envolvemos nossos adolescentes numa peça de Natal que foi apresentada tanto em Kamez como em Valias como também nos evangelismos de fim de ano.

Fizemos uma Manhã de sábado especial para falar sobre o Maior presente de Natal: JESUS para as crianças e tivemos a participação de 130 crianças. Recebemos uma doação de presentes da Irlanda e elas se alegraram muito também com a lembrança.

Fizemos também um café de confraternização de fim de ano com as irmãs e foi muito proveitoso.

Menino Denis: Já algum tempo sentimos o desejo de trazer o Denis(menino de dez (10) anos da comunidade, e que freqüenta o projeto) para passar mais tempo conosco. Começamos a fazer isso no mês de Dezembro onde alguns dias ele até dormiu em nossa casa. Passamos algumas dificuldades pela adaptação, pois imagina como deve ser difícil um menino que foi abandonado por sua mãe e mora com um pai ausente e desempregado, com dificuldade de alimentação e falta de atenção e amor, deixar o convívio conosco onde ele recebe tudo isso e voltar para sua realidade. Graças a Deus hoje ele já entende um pouco melhor e estamos evitando de trazê-lo para dormir, ele fica conosco por um tempo, nos alimentamos juntos e todos já estão observando mudanças no seu jeito de agir. Ainda temos uma longa caminhada, mas vê-lo sentado a mesa desenhando e cantarolando musicas cristãs infantis que ouvimos juntos, isso sim não tem preço. Uma das primeiras vezes que trouxemos ele, ainda não tinha reiniciado as aulas, dai tomamos café e na hora do almoço ao arrumar a mesa, eu disse a ele:  Vai lavar a mão para comermos, dai ele disse: Mas eu já comi hoje. Uma criança que pela sua dificuldade come uma vez no dia. Eu não sei como você se sente, mas eu sinto dor. Por isso hoje quando vejo o sorriso nos lábios dele, ele cantando e vendo Jesus moldando seu caráter, me alegro profundamente. Continuem orando por ele, para que Cristo seja a cada dia mais gerado no seu ser.

O trabalho está cada vez mais intenso e proveitoso. Estamos todos os dias em Valias pelo fato do Projeto Semente de Esperança ter reiniciado. Por termos um grupo de crianças com faixas etárias diferentes e diferentes níveis de aprendizado, precisávamos fazer algumas mudanças. Então hoje temos o Lenci como nivel pré-alfabetização, Anisa e Fabio como nivel 2, e o grupo maior como nivel 1. Por isso agora a Jane fica mais tempo dentro da sala ajudando a Flora(professora do projeto) e na hora da aula de matemática ela fica com o grupo maior, e a professora Flora que com os grupos menores. Tem funcionado bem. Deus tem nos abençoado muito. Agora estamos com duas voluntarias que ajudam nos preparativos para o lanche, e uma delas é a Tefta; lembram dela? Uma Irmã que foi batizada e discipulada por nós. Como temos nos alegrado pelo seu testemunho e firmeza na fé. Glórias a Deus por isso.

Temos tido um grande desafio na área financeira, mas a fidelidade de Deus sempre age a nosso favor. Orem para que mais pessoas se comprometam diretamente na manutenção do Projeto, pois como sabem temos o desejo de dar as crianças mais do que apenas um lanche. Queremos oferecer a eles um lanche e uma refeição. Percebemos que às vezes o deficit que eles tem para se concentrar e aprender tem ligação direta com a pouca e má alimentação que eles tem.

Enquanto elas estão dentro da sala com as crianças, eu ajudo dois adolescentes a melhorarem a leitura e se apaixonarem por ela: O Visi (15 anos) e o Klevis (13 anos). Eles tem melhorado muito e isso tem alegrado nosso coração. Aproveito a oportunidade para ensinar sobre a biblia, pois dentro da leitura uso a bíblia como material também. 

Adolescentes: O serviço com os adolescentes continua, agora depois da serie de estudos individuais, estamos fazendo cultos com eles. Nesses cultos eles tem a oportunidade de falar algo sobre a palavra de Deus e aquilo que Deus tem feito na vida deles. Alguns tem timidez para falar, mas estamos ensinando passo a passo a terem entendimento na Palavra da Deus e largarem a vergonha de falar em publico. Estamos os encorajando a darem maior testemunho e buscar intensa mudança de vida. Os cultos dão um senso maior de Igreja reunida, pois temos o objetivo de conscientizá-los da importância de se reunirem para adorar a Deus. Eles se reunem para adorar a Deus, ouvem sua palavra, depois lancham e se divertem juntos. Nossa esperança é que dentre eles surjam obreiros que servirão a igreja albanesa em um futuro próximo. Outros adolescentes estão se juntando ao grupo pouco a pouco como podem ver nas fotos. Além de ministrarmos em albanês, estamos também convidando alguns jovens da igreja Emanuel de Kamez para trazer uma palavra de encorajamento. Isso fortalece e encoraja a fé deles.



Seminário teológico das Assembléias de Deus na Albânia:
Fui convidado para pregar em uma conferencia missionária dentro do seminário, aproveitei a oportunidade e levei três meninos do grupo dos adolescentes comigo. Eles ficaram bem impactados, pois tiveram contato com outros jovens e professores no seminário. Dois deles o Visi e o Leo disseram que no futuro gostariam de estudar ali. Isso nos alegrou muito, pois temos visto intensa mudança na vida deles, dentro e fora do convívio da igreja local. Cremos que Deus está se revelando a eles conforme estão crescendo fisica e espiritualmente. Outro dia eles me pediram para ensinar-lhes a pregar a bíblia ao que expliquei que eles deviam se preocupar em primeiro lugar em serem homens de oração e depois pensar em pregação, pois se não aprendessem a orar, nunca seriam homens de pregação. Graças a Deus eles têm entendido e juntamente comigo e outros meninos, fazemos vigílias às sextas feiras dentro do projeto, esporadicamente, onde oramos juntos, vemos filmes cristãos, lanchamos e arrumamos o local para o culto das crianças no dia seguinte que é o sábado.

Escola de Futebol: Retornei com os treinos na escolinha de futebol. Hoje temos alcançado uma faixa de 25 a 30 meninos de 7 a 13 anos de idade. Graças ao aprendizado da língua, tenho a oportunidade de falar de Jesus e discipliná-los, quando xingam palavrões ou ofendem outros por causa da cor da pele, regionalidade ou forma de jogar. A língua nos aproxima muito em nossa relação professor e aluno. Participamos de um pequeno campeonato, onde os pequenos foram campeões. Isso anima muito eles a continuarem a vir nos treinos.  Hoje percebo que a confiança aumentou e o respeito também. Muito bom evangelizá-los e saber que um dia a Palavra de Deus fará efeito em seus corações. Alguns meninos estão se aproximando da igreja e vem aos cultos infantis, mas o numero dos que vem ainda é pouco, depois do ensino bíblico temos brincadeiras que os animam e os aproximam ainda mais de nós. Orem para que sejam atraídos pelo Espírito de Deus, para que possam aprender mais sobre sua palavra.

Finalmente foi instalado o sistema de segurança. Eles colocaram sensores dentro da casa que agora está mais protegida contra os ladrões de ferro. Esperamos que esse sistema funcione bem e traga receio aos assaltantes para que não queiram mais entrar para pegar nada dentro do projeto.

Continuamos firmes, constantes e focados naquilo que Deus tem feito e ainda quer fazer aqui em Valias. Agradecemos as orações, carinho e contribuições. Abraço a todos.
 
Eduardo e Jane Monteiro




Voltar