Quando nos propomos a realizar a obra que Deus tem colocado no nosso coração, imaginamos como efetivamente realizá-la, por vezes imaginamos não haver condições para fazê-lo. Financeiramente, fisicamente, mentalmente, as nossas expectativas são quase sempre frustradas, no pensamento humano há um desejo, mas o executá-lo depende de uma série de fatores externos a nossa vontade, o que nos leva ao desanimo ou até mesmo à desistência. Porém há um momento em que nossos desejos devem ser reparados, reabastecidos e porque não dizer reanimados.
Evidentemente que a ação do Espírito Santo em nosso ser nos eleva a uma situação tal, próxima de Deus, que sem Ele realmente a limitação do homem colocaria uma imposição talvez difícil de se transpor. Dentro desse pensamento e desejo de fazer realizar o trabalho missionário com amor, zelo e responsabilidade, materializamos nossa participação do 7º CBM, Congresso Brasileiro de Missões, realizado nos de 06 a 10 de outubro.
SEMIPA esteve representada pelo seu Presidente, Pastor Júlio César Machado, sua esposa Delza, além da Diretora Executiva Carla Tavares. Ainda fizeram parte da caravana o Pastor. Jair, 1º secretário e o Pastor Josias.
Dentre as plenárias, palestras, depoimentos e testemunhos, observamos que as necessidades da missão estão ainda muito além da capacidade de serem sanadas . Modalidades de envio, desenvolvimento de projetos, análises financeiras, questões culturais, cuidado com a família do missionário, tudo isso parece estar ainda muito distante de ser pensado pela igreja brasileira.
Certamente o imaginário com relação à missão ainda é de nível superficial e digamos irresponsável. O despreparo, o desinteresse e a forma como é tratado o tema, leva-nos a repensar as atitudes tomadas até o presente momento. As realidades que não podemos ignorar são muitas.
Vimos, revimos, reaprendemos e nos veio ao coração um sentimento de que estamos no caminho certo para que enquanto agência, possamos continuar a conscientizar as igrejas e pastores, levar um pensamento além do nosso meio, sentir e fazer sentir empatia pelos desafios que vislumbramos a frente. Esse é nosso objetivo, o motivo da existência de SEMIPA.
Pr. Jair Fraga Vasconcelos
1º secretário de SEMIPA
Voltar